nov
6
para 8 de nov

Social Solidarity Economy & the Commons: Contributions to the Deepening of Democracy

  • Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) (mapa)
  • Calendário Google ICS

A segunda conferência internacional “Social Solidarity Economy and the Commons” será um ponto de encontro para pesquisadores, ativistas, gestores públicos e empreendedores sociais envolvidos em economia social e colidária, governança dos comuns e novos movimentos sociais em diferentes partes do mundo.

Mais informações em: https://ssecommons.cei.iscte-iul.pt

Exibir Eventos →

jun
12
para 14 de jun

I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons

O evento é organizado pela Área do Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), porém reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que têm como objeto as temáticas emergentes do "comum", dos "bens comuns", do patrimônio público/social, dos direitos e valores coletivos. Todas essas abordagens têm como pressuposto a insuficiência do individualismo e do estatismo como paradigmas de abordagem dos fenômenos sociais.

São em cinco eixos: o Direito Ambiental e socioambientalismo; a cidade para todos; comuns do conhecimento; direitos humanos e os novos direitos; debate interdisciplinar sobre o comum.

Exibir Eventos →
mai
9
para 10 de mai

Seminário Internacional Territórios da Energia, Mudança Climática e Sustentabilidade da Macrometrópole Paulista

O seminário internacional é parte do Projeto Temático (PrT) do IEE/USP em colaboração com a Universidade Federal do ABC – UFABC – “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à Variabilidade Climática – e conta também com o apoio do Durham Energy Institute da UUniversidade de Durham, Inglaterra e da Universidade de Tours, França.

O objetivo é fortalecer a governança ambiental e energética da Macrometrópole Paulista. A essência da governança da energia, assim como no caso do meio ambiente, não é apenas um problema de administração de recursos, ou de eficiência e inovação tecnológica, mas sim a combinação de todos esses fatores. Governança da energia implica compreender que a energia não é usada por si só, mas sim como parte da realização de práticas sociais na casa das pessoas, no trabalho e na mobilidade.

O seminário promoverá a reflexão e o intercâmbio de conhecimentos sobre a possibilidade de uma transição energética na Macrometrópole Paulista como uma questão sistêmica multiescalar, multidimensional e transdisciplinar, que precisa da colaboração de diferentes atores políticos, acadêmicos e sociais.

Mais informações no site do IEE.

Exibir Eventos →
abr
24
para 26 de abr

I Fórum de Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista

I Fórum de Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista, organizado no âmbito do Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática” (Processo: 2015/03804-9), sob coordenação do Professor Pedro Roberto Jacobi, tem por objetivo reunir professores, pesquisadores, estudantes e interessados que tenham como objeto comum de estudo a Macrometrópole Paulista e seu diálogo com a questão ambiental.

Nesse sentido, trata-se de Fórum interdisciplinar, multi-institucional, buscando identificar, conhecer e re-conhecer as pesquisas em andamento ou já concluídas deste território.

Para inscrições e mais informações acesse: https://macroambforum.com.br/

Exibir Eventos →